10 de abril de 2010

O que é Twitter? Para que serve o Twitter?




Por: Costa Filho

Uma das maiores falhas (inclusive minha) em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que o twitter não tem um uso claro e definido.
Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies.
A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeira no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo, por exemplo, foi notificado às 21h02min no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi de Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremoto SP.
Mas isso não resume o twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.

Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar, pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione. Fonte pesquisa: http://www.interney.net/?p=9761875

Mas onde eu quero chegar com todas essas informações sobre essa novidade que esta presente, na nossa vida e principalmente no profissional de comunicação que se prepara para enfrentar o mundo das grandes notícias. O vulto de notícias que acontece já corre antes da presença de câmeras, repórteres ao vivo etc. estas informações já estão presente em celulares, na mão de pessoas que passam pelo local e filmam tudo, como se estivessem com uma câmera na mão, em seguida divulga tudo via internet através de sites de relacionamento tornando a notícia ágil e fácil. Por esse motivo mesmo não gostando de tecnologia como internet, MSN, Orkut, twitter, E-mail e demais outros facilitadores que no universo da informação moderna e ágil, devemos estar atento e saber usar no momento certo.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010