O que é Twitter? Para que serve o Twitter?




Por: Costa Filho

Uma das maiores falhas (inclusive minha) em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que o twitter não tem um uso claro e definido.
Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies.
A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeira no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo, por exemplo, foi notificado às 21h02min no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi de Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto: terremoto SP.
Mas isso não resume o twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever a maioria delas.

Usando o celular:

Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros. Uma das formas mais simples de enviar mensagens via SMS para o twitter aqui no Brasil é através do BrTTwitter.

Isso permite enviar mensagens para seus amigos ou registrar acontecimentos em qualquer lugar, pois dificilmente estamos sem celular ou em local onde o celular não funcione. Fonte pesquisa: http://www.interney.net/?p=9761875

Mas onde eu quero chegar com todas essas informações sobre essa novidade que esta presente, na nossa vida e principalmente no profissional de comunicação que se prepara para enfrentar o mundo das grandes notícias. O vulto de notícias que acontece já corre antes da presença de câmeras, repórteres ao vivo etc. estas informações já estão presente em celulares, na mão de pessoas que passam pelo local e filmam tudo, como se estivessem com uma câmera na mão, em seguida divulga tudo via internet através de sites de relacionamento tornando a notícia ágil e fácil. Por esse motivo mesmo não gostando de tecnologia como internet, MSN, Orkut, twitter, E-mail e demais outros facilitadores que no universo da informação moderna e ágil, devemos estar atento e saber usar no momento certo.
Ler Mais

Deficientes e os preconceitos

Por Ludmila Martins

“Os preconceitos devem ser quebrados dentro da sociedade”



No Brasil e outros países ouve-se falar em preconceito em relação aos deficientes físicos, mentais, auditivos, os que possuem visão monocular, surdocegueira entre outras. Eles são tratados como pessoas diferentes das outras e sofrem preconceito, perdendo sua liberdade, pois a própria sociedade impõe esta situação. Os deficientes enfrentam obstáculos para viver uma vida mais digna. Muitas vezes estas pessoas sofrem algum tipo de preconceito na escola, faculdade, empregos, filas de banco. No entanto, eles possuem direitos, mas não sabem como usá-los.

O Estatuto dos Deficientes considera no Art. 2º que toda restrição física, intelectual ou sensorial de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades, que dificulta na inclusão social, enquadra-se nas deficiências. O Art. 4 estabelece os princípios do estatuto que é o respeito á dignidade inerente, poder de escolhas, independência das pessoas, não ao preconceito e discriminação, inclusão social, respeito pela diferença e aceitação da deficiência como condição humana, acessibilidade e o mais importante e a igualdade entre homens e mulheres. Todo deficiente seja qualquer sua deficiência merece respeito e a dignidade deve ser mantida, pois o preconceito que ainda existe na maioria das vezes começa apenas por um olhar diferente.

Curiosidade: Na matéria do dia 28, o Fantástico mostrou a valorização e acessibilidade dos cadeirantes que agora tem uma novidade que é a esteira estalada na praia Leblon, Zona Sul do Rio, onde as pessoas que hoje tem dificuldades para chegar à beira do mar poderão através de uma esteira feita de bambu, que parte do calçadão até a areia, a oportunidade de chegar até a água.
Ler Mais

Um arco Iris

Cores que se completam e buscam espaço.



Por Deco Tozetto



Em um mundo de diversificação, as classes sociais se movem em diferenças.
A chamada classe social nada mais é que divisão de pessoas feitas a partir de seu status e de outros fatores ligado a ele, como os econômicos ou profissionais, fazendo com que suas oportunidades sejam mais amplas. O egoísmo veste a mascara de ideologias de exploração entre homem e homem, envolvendo também o preconceito racial.
Uma única coisa é certa, classes e raças movem o mundo. Os movimentos de exclusões de classes e raças só existem de um legado, que é o passado de escravidão e a busca de um ser de raça pura {ariana}. Mas com o intercambio é impossível reconhecer as raças, ela miscigenou, se tornou indefinida entre negros, brancos e amarelos.
Pesquisas comprovam, em todos os sistemas genéticos humanos conhecidos, os repertórios de genes são os mesmos. O que permanece são diferenças nas oportunidades culturais e não de classes biológicas.
Prova disso é!

Se houver sol com chuva um arco Iris se forma e para que possa se ver esse fenômeno completo, o que requer é um ângulo de visão perfeito {Deco Tozetto}.
Ler Mais

Rio Verde participa de projeto mundial em promoção à saúde

Por Hadassa Ester

2010 é o ano mundial da Urbanização e Saúde, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em cada ano, a OMS busca incitar a consciência da população mundial sobre temas relacionados com a saúde mundial. Este ano foi escolhido o tema “Urbanização e saúde”.
No dia 07 de abril, dia em que a OMS foi criada no ano de 1948, se comemora o Dia Mundial da Saúde e nesta data será lançada a campanha de conscientização ao tema deste ano, com o título “1000 cidades, 1000 vidas”. Segundo a OMS, o tema demonstra a vontade de reconhecer os efeitos que a urbanização provoca sobre a saúde coletiva. Dessa forma, durante a semana de 7 a 11 de abril de 2010, a Organização convida as cidades a disponibilizarem espaços para atividades de saúde. Eventos serão organizados em todo o mundo para promoverem o tema que foi escolhido.Os objetivos gerais da campanha, de acordo com a OMS, são, principalmente, fazer das mil cidades espaços públicos para a saúde com campanhas de limpeza, reuniões da cidade, atividades no parque ou fechar ruas ao trânsito de automóveis. Além disso, querem conseguir mil defensores da saúde urbana, que através de seus esforços, realizem ações de impacto consideráveis na saúde de suas cidades.

Rio Verde é uma destas cidades que aderiram ao projeto de promoção à saúde. Por isto, neste domingo, dia 11 de abril, data em que se comemora o dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, com o apoio do departamento de Eventos, promove uma caminhada e alongamento, que terminarão com um café da manhã com frutas e sorteio de brindes.

O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos e a boa alimentação como alternativas importantes para melhoria da qualidade de vida. A caminhada sairá do Quarteirão da Saúde (Av. Goiânia), às 7h30, no domingo, 11 , e percorrerá um trajeto que vai até a Prefeitura de Rio Verde, onde o evento será finalizado com o café da manhã.

Haverá distribuição de camisetas, bonés, entre outros brindes para os primeiros que chegarem ao evento.
Estão coordenando o evento, que é aberto ao público, as coordenadoras Edna Márcia Cordeiro (Atenção Básica de Saúde) e Elza da Costa Nevesdia (Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Esta data é apontada como o momento de realização de manifestações que destaquem aspectos da promoção da qualidade de vida nas cidades, entre eles, o acesso a espaços de lazer, a melhoria da mobilidade urbana, o cuidado com o meio ambiente e a segurança no trânsito.
Ler Mais

ALIENAÇÃO DAS PESSOAS PELA MÍDIA


Por Paula Santana



Alienação: perda da capacidade dos indivíduos de pensar e agir por si próprio, anulação do espírito. As coisas são humanizadas e os humanos coisificados.




Muitas vezes nem paramos para pensar sobre o significado da mídia em nossas vidas, mas se analisarmos um pouco, veremos que ela influencia em quase todos os campos da vida.
Depois da Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra em mais ou menos 1760 a 1850, o mundo pôde experimentar uma enorme evolução tecnológica que a partir daí trouxe o capitalismo que conhecemos hoje. Com o capitalismo, tudo mudou, as indústrias cresceram, as cidades encheram, a economia se desenvolveu, a mentalidade das pessoas mudou. Houve inúmeros aspectos positivos, porém, de outro lado, pode-se ver um capitalismo selvagem, uma corrida pelo poder, uma imensa injustiça social, exploração pelo trabalho e o consumismo exagerado das pessoas em que tudo se torna descartável. Partindo da questão do consumismo e do “tudo descartável” é que podemos falar sobre a alienação das pessoas pela mídia.
A mídia dita tudo, conceitos, moda, cultura, modo de vida, assuntos, padrão de beleza, idéias, pessoas. Todos os dias aparecem instrumentos tecnológicos melhores, novo estilo de roupa, novas tendências e outros. Com isso, consideramos aquilo que usávamos como ruim e velho e já nos apoderamos dos lançamentos, tornado assim, as coisas descartáveis. Vivemos como se fôssemos dependentes dos meios de informação para viver. Quem sai do padrão imposto por ela e pelos detentores do poder é considerado estranho, louco, diferente. Isso já está tão arraigado nas pessoas e elas acabam nem tendo consciência disso. A alienação nos é passada pelos meios de comunicação de massa que nos dão informações (subliminares ou não) em que, ao recebê-las ficamos alienados por eles. A igreja, a escola, a família e demais instituições sociais nos transmitem a todo momento mensagens novas que somos obrigados a acreditar como verdade.
Penso que as pessoas precisam pensar mais, questionar mais. Na verdade, é muito cômodo para nós receber tudo pronto, sem se mover com nada. Para mim, este é um mal crônico que a sociedade enfrenta. Por esses motivos, é que políticos tanto roubam, pessoas são enganadas, jovens ficam anorexas, mulheres deformam o corpo, a busca infinita pela perfeição e é por isso que existe tanta gente ignorante e que é passada para trás.
Ler Mais

Mais um perigo na internet

Por Lindenberg Silva

Nos últimos tempos, a sociedade vem tendo que se preocupar com diversos tipos de problemas e crimes o que para muitos, é culpa da globalização.


O mais novo caso é o chamado CYBERBULLYING, que é um crime realizado através da internet, onde o objetivo é humilhar e ridicularizar as pessoas perante o mundo virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o CYBERBULLING tem preocupado pais e professores. Já que com a interatividade que existe nos dias de hoje, os insultos se multiplicam rapidamente. Normalmente esse tipo de crime é praticado por adolescentes que invadem sites de relacionamentos como ORKUT, FACEBOOK, MSN, TWITTER entre outros, com o objetivo de prejudicar as pessoas. Weslei Silva que foi vítima, contou que alguém roubo sua senha, invadiu seu orkut, colocou fotos e vídeos pornográficos, além de enviar várias mensagens mentirosas para seus amigos.
Para a psicóloga Telma Pereira, uma pessoa que sofreu este crime, poderá ter sérios problemas psicológicos no futuro, sem falar nos traumas. Regina Reis, tem três filhos, o mais novo tem 12 anos e ele acessa com frequencia a internet. Deixando ela preocupada em relação à pedofilia, principalemente por causa do aumento dos casos. Por isso ela sempre controla o tempo em que seu filho poderá acessar a internet. Jederson Tosseto, que também é pai, diz “Nunca se sabe com quem sua filha está trocando mensagens, já que é muito difícil saber quem realmente é, e o que se passa pela cabeça da pessoa que está do outro lado do computador”. Como Regina, ele toma um cuidado maior em relação ao tempo que sua filha passa na internet.


*Uma pessoa que comete o crime de CYBERBULLYING, poderá ser preso além de responder crime por calunia e difamação.
Ler Mais

Papa Bento XVI pede que universitários testemunhem a Cristo

Por Júlio César


O Papa Bento XVI pediu aos jovens universitários que é preciso testemunharem a Cristo. Isso aconteceu ao final da Audiência Geral do Congresso Internacional Univ – promovida pela Prelazia do Opus Dei, na Semana Santa, quando encontro-se com mais de 4 mil jovens, de mais de 30 países. O assunto tratado, foi: “Pode o cristianismo inspirar uma cultura global?”.


"Tendes vindo a Roma, queridos amigos, por ocasião da Semana Santa, para uma experiência de fé, de amizade e de enriquecimento espiritual. Os convido a refletir sobre a importância dos estudos universitários para formar aquela 'mentalidade católica universal', que São Josemaría descrevia assim: 'amplitude de horizontes, e um aprofundamento enérgico e permanentemente vivo na ortodoxia católica'. Que cresça em cada um o desejo de encontrar pessoalmente a Jesus Cristo, para dar testemunho d'Ele com alegria em todos os ambientes", disse o Papa.

Ler Mais

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010