Estilo na Faculdade

Por Náira Penteado//




“ Ter estilo é ser você mesmo e não copiar alguem ou alguma coisa” Isydro Tavares


Segundo o dicionário Aurelio o estilo é uma maneira particular de escrever, de exprimir o pensamento, um modo de vida, uma atitude, um costume ou um modo de vestir segundo uma determinada época. Diante deste contexto cada pessoa possui seu próprio estilo. E com os universitários isso não é diferente. Porém alguns expressão o seu de maneiras mais ousadas e diferentes, principalmente no seu modo de vestir ou do corte de cabelo.
Nadine Lima de Oliveira, estudante do 1º período de Publicidade e Propaganda, cortou o cabelo de uma maneira diferente neste começo de ano. O cabelo dela esta bem curto e todo repicado. Ela conta que gosta de mudar sempre e acha que o estilo influencia na profissão, porque depois que ela cortou o cabelo as pessoas a viram de outra maneira, uma maneira mais ousada. A maioria dos estilos de roupa tem uma influencia na moda, mas no caso de Jomer Junqueira Silva, estudante do 1º período de Publicidade e Propaganda, é diferente. Ele diz “ Não tem como eu dizer que não me inspirei em nada, eu realmente acho que meu estilo tem uma influência das músicas e de filmes” Ele ainda acredita que o estilo pode projetar as pessoas na sociedade.
Mas quando se fala em estilo na faculdade Objetivo um nome é logo lembrado, Isydro. O seu estilo urbano e meio largado, de calças rasgadas, com o cabelo Black Power chama atenção por onde passa. O nome completo dele é Isydro Tavares Machado, estudante do 5 º Período de Publicidade e Propaganda da Faculdade Objetivo. Ele diz não ter uma inspiração única para seu estilo “O mundo que eu vejo e que eu sinto é o que eu trago para mim” diz. Ele ainda afirma que ter estilo é ser você mesmo e não copiar alguém ou alguma coisa, mas que mesmo assim é importante a moda contudo que seja algo particular. “Não é porque todo mundo esta usando que você tem que usar, tipo as pessoas não devem usar um Calvin Klein só para dar status na sociedade, ela deve usar porque se sente bem com a roupa” diz Isydro. O publicitário conta que já escolhia suas roupas de forma diferenciada e que sempre teve uma personalidade forte. Ao contrario de Nadine e Jomer ele acha que o estilo não influencia na profissão. Isydro diz que o motivo de ter esse estilo é porque usa o que ele gosta. “Muitas pessoas me consideram ousado, mas não me acho ousado eu sou somente eu mesmo... Todos tem vontade de ser eles mesmos, mas não tem coragem de dar a cara a tapa”diz
A designer Ana Paula Azevedo, formada pela Faculdade Fesurv fala que o estilo mostra a personalidade da pessoa e o estado de espírito delas. Ela acredita que a moda influenciava mais as pessoas no passado e que hoje cada um tem usado o que se sente bem. “Hoje você pode perceber que as pessoas tem o seu estilo próprio.” diz. Para ela o estilo tem uma grande importância na profissão das pessoas. “O estilo influência porque os designers, os publicitários e até mesmo jornalistas querem falar para o mundo “Ei eu estou aqui, quero que vocês me vejam”e o estilo é uma forma de chamar atenção”diz Ana Paula. Segundo ela principalmente os publicitários tem mais estilo porque são eles que ditam o que os outros devem comprar ou usar, por isso a necessidade desses novos estilos. Mas Ana Paula ainda fala que o público deve somente se inspirar na mídia ou na moda e se libertarem, se vestindo da maneira de sua personalidade “Se a pessoa esta se vestindo de uma maneira que se sente bem, ela não deve se importar se é a roupa esta na moda ou não”diz
Ler Mais

Novo modelo de identificação dos eleitores

Por Costa Filho//

Depois de completar 10 anos, a inovação da urna eletrônica ganha um aliado: o velho título de eleitor será substituído por uma identificação digital. A lei foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara que determina a inclusão de foto e impressão digital nos títulos eleitorais e o recadastramento de todo o eleitorado brasileiro no prazo de dois anos após a vigência da lei. Durante o recadastramento, todos os títulos deverão ser trocados pelo novo modelo. O projeto ainda será analisado pelo Plenário e pelo Senado. Conforme a proposta, o título de eleitor também deverá conter, além de outros dados de identificação do eleitor, data de nascimento, filiação, os números do CPF e da carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública e a impressão digital. Atualmente, o título contém data de nascimento e espaço para impressão digital, que só é utilizado pelo eleitor analfabeto. Para isso as urnas deverão ser modificadas. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até agora já foram compradas 25 mil novas urnas acompanhadas de um equipamento que reconhecerá o eleitor depois que ele apertar três dedos no aparelho. Esta novidade será implantada gradativamente já que o Congresso precisará aprovar uma lei exigindo o recadastramento de todos os eleitores, que precisarão deixar suas impressões digitais nos computadores do TSE. A intenção é que toda a eleição de 2012 já seja feita com o novo sistema, mas para isso a lei precisará ser aprovada até julho deste ano. Infelizmente no nosso país ainda há vícios no processo eleitoral, fraudes, eleitores fantasmas e outros graves problemas. A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral. Hoje o sistema eletrônico brasileiro é um dos mais modernos do mundo e com a vantagem da urna eletrônica “colher” os dados off-line impossibilitando assim ataques remotos, já que não está conectada na internet. Isto gerará um gasto enorme aos cofres públicos, mas ainda é a melhor forma para obtermos eleições com resultados corretos. Em Goiás a novidade será testado na cidade de Hidrolândia. Cerca de 55% dos eleitores do município de Hidrolândia, incluindo os povoados de Oloana, Santa Maria, Nova Fátima e Garavelo, já foram recadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. O restante do eleitorado tem até 07 de dezembro para registrar sua digital e foto no sistema biométrico, (por impressão digital) no posto de atendimento montado no Salão Paroquial da Matriz, em Hidrolândia, sob pena do cancelamento do título de eleitor e não participação nas eleições de 2010.


Ler Mais

Evolução em Sociedade

Por Deco Tozetto//

Em uma sociedade que vive sem saber administrar seu tempo e vontade, como se pode conseguir evoluir?

Desde o século XIV, vivenciamos um sistema de cultura contemporânea. Sendo massificados pelo capitalismo mascarado de crescimento cultural e social. O poder político, principalmente em nosso país, usa de manobras para satisfazer com tão pouco o seu povo. Esse que por tudo o que passa e sente, busca a felicidade. Basta sermos reconhecidos como um ser que cria sua própria vontade, tendo um bem estar social. A evolução na cultura, no social, na política e na econômica esta totalmente vinculada na educação que é a base para o grande movimento evolucionista em buscar de conhecer os direitos de um cidadão e não somente os deveres.



Na disciplina PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO, procuro junto com a filosofia viajar, fazer florescer o imaginário dando-me ao luxo de concentrar em um ou mais pontos de interpretação. Na realidade em que vivemos, domesticados em uma fantasia onde o eu vive como se fosse um espetáculo de emoções, para conseguir evoluir socialmente temos que fazer do cidadão {o eu} perceber os detalhes da vida ao seu tempo, e na vontade saber criticar o controle social.

Como fazer tudo isso acontecer? Criar a expressão, reflexão coletiva, discutida e respeitando ao interesse e ao direito de todas as classes sociais ou de uma maioria.

Como a sociedade pode ser beneficiada pelo uso da mídia em um sistema filosófico dentro da natureza simples de pensamentos e ação. Dentro da disciplina Pensamento Contemporâneo o Professor LINDOMAR ALMEIDA descreve, pensar numa sociedade equânime que possibilite, pelo menos, a redução das desigualdades sociais para um futuro próximo é um sonho distante. Ter-se que pensar no uso da mídia não com a racionalidade econômica recorrente. Seria preciso usar o espaço social da mídia na re-construção da sociedade, respeitando sua pluralidade. E as relações políticas inerentes a cada sociedade com seus traços culturais. É uso preciso, de um espaço, virtual ou concreto, preferencialmente concreto com independência e autonomia de pensamento, como espaço de criação para crítica que permitam refletir sobre o estagio atual das necessidades humanas.





*Gandi afirmou um dia ´´ A evolução da sociedade pode medir-se pela forma como tratamos os animais.``

Ler Mais

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010