A importância das mídias sociais

Por Ludmila Martins


Os pesquisadores interessados em mídias sociais, com qualquer tendência política, concordariam que a impressa pode exercer grande influência na vida das pessoas. Acredita-se que essas mídias são capazes de transformar as atitudes e os comportamentos dos indivíduos como eleitores ou consumidores. Na década de 1950, o pesquisador Moscovici apresentou resultados em sua pesquisa, na qual procurou compreender de que forma a psicanálise adquiriu nova significação para os grupos sociais através de sua divulgação por meios de comunicação. De acordo com Moscovici, a teoria científica complexa, ao ser difundida em determinada cultura, se transforma ao mesmo tempo em que modifica o meio social e a visão que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem.
No dia 20 de abril, muitas pessoas tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre mídias sociais. O SENAC promoveu uma “Teleconferência sobre Mídias Sociais” onde Victor Guerra, Diretor da Agência Idéia S/A, explicou a importância das mídias sociais na vida das pessoas. Para ele as mídias são meios de informações, instrumentos que criamos para as redes sociais, ou seja, ferramentas de tecnologia para achar conteúdos. Também participou da Teleconferência Gustavo Gindre, Coletivo Intervozes- Comitê, onde enfatizou a importância das ferramentas de mídia como: Twitter, Blog, Facebook e Orkut entre outros meios de comunicação. Segundo ele as empresas que utilizam de ferramentas de informação são bem mais vista através da mídia, pois ficam mais próximo do usuário.
Para o acadêmico do 1º de Jornalismo, Luiz Henrique Pereira, que assistiu a palestra diz“A ferramenta apresenta a interação social, a partir do compartilhamento de produção de conteúdos novos”. Como tudo, depende de uso é necessário entender qual a finalidade da rede se para fins educacionais, institucional, informação ou mesmo propaganda para melhoria das empresas. Letícia Katrinne, estudante do 1º período de Jornalismo, que também assistiu a teleconferência afirma “As mídias sociais oferecem transformações que são muito importantes na vida das pessoas, é uma ferramenta de tecnologia”. Hoje em dia as pessoas anseiam por tecnologia e inovação, a partir daí é que começam a buscar e trocar informação e tudo isso depende do uso.

Fonte: SESC SENAC
Ler Mais

Cursos superiores de menor duração

Por Náira Penteado//


Na média um curso superior é composto por 8 a 10 semestres, mas cursos de menor duração estão ganhando mercado diante dos universitários. Esta nova opção proporciona uma graduação em nível superior durante 4 a 6 semestres. As aulas são normais, o aluno vai até a faculdade todos os dias na semana e mesmo com o pouco tempo eles estes cursos são considerados superiores, portanto o acadêmico pode fazer uma pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado). Mas então qual a diferença entre os cursos? O Coordenador Lindomar, dos cursos de Tecnólogo em Gestão Hospitalar (6 semestres) e Tecnólogo em Processos Gerenciais (4 semestres) da Faculdade Objetivo, explica que a diferença básica dos cursos superiores de menor duração para os cursos tradicionais é o título conferido ao egresso. A pessoa que faz um curso de 8 semestres ou mais, recebe o diploma como Bacharel. Já os egressos do curso superior de tecnologia ( de menor duração) recebem o diploma como Tecnólogos.
O mercado de trabalho para esses cursos é extenso como, por exemplo, o profissional Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua na gestão de unidades da saúde, como hospitais, creches, planos de saúde, farmácias e clínicas: médicas, fisioterapia, dentistas. Podendo atuar também como consultor, analista, coordenador e pesquisador, em empresas da área da saúde. O profissional Tecnólogo em processos gerenciais tem oportunidade diante da grande demanda do mercado por profissionais com qualificação específica para a Gestão de Empreendedora e Sustentável de organizações de pequeno e médio porte para Rio Verde e Região. Além destes dois cursos existem várias outras opções de cursos de menor duração que ajuda os acadêmicos a entrar no mercado de trabalho com menos tempo de curso.
Ler Mais

Jornalista Caçador de Notícias

Por Deco Tozetto

A sociedade na medida em que se organiza e cresce forma consciência do valor e importância da comunicação.
Ontem e hoje, eles e nós na prática jornalística. Estamos mais próximos de um fato ou de um grande registro histórico com seu extinto. Um verdadeiro faro de caçador.
Dentro de uma redação de jornal, revista ou em todas as formas de se expressar comunicação, uma notícia ou fato não se escreve de um mundo de invenção e imaginação, as notícias partem de um fato, tem uma referência em um mundo real de acontecimento.
Existem jornalistas e jornalistas, com suas diferenças que muitas das vezes se atropelam em buscar a notícia. A curiosidade é a principal característica de um grande jornalista, acrescento eu, que a curiosidade, mais o local de onde se olha o mundo através de uma visão em suas culturas no qual se produz em muito para o crescimento social, político e econômico.
Depoimento: Alguns anos faltam antes de receber o diploma, a ser considerado oficialmente um profissional de comunicação, mesmo acadêmico de jornalismo, é acima de tudo tenho comigo a arte de sonhar, em um futuro ser um mestre,... Em uma caçada não só na ciência de noticiar, mas contribuir em inovações sociais e profissionais [Deco Tozetto].
Ler Mais

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010