4 de maio de 2010

Cursos superiores de menor duração

Por Náira Penteado//


Na média um curso superior é composto por 8 a 10 semestres, mas cursos de menor duração estão ganhando mercado diante dos universitários. Esta nova opção proporciona uma graduação em nível superior durante 4 a 6 semestres. As aulas são normais, o aluno vai até a faculdade todos os dias na semana e mesmo com o pouco tempo eles estes cursos são considerados superiores, portanto o acadêmico pode fazer uma pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado). Mas então qual a diferença entre os cursos? O Coordenador Lindomar, dos cursos de Tecnólogo em Gestão Hospitalar (6 semestres) e Tecnólogo em Processos Gerenciais (4 semestres) da Faculdade Objetivo, explica que a diferença básica dos cursos superiores de menor duração para os cursos tradicionais é o título conferido ao egresso. A pessoa que faz um curso de 8 semestres ou mais, recebe o diploma como Bacharel. Já os egressos do curso superior de tecnologia ( de menor duração) recebem o diploma como Tecnólogos.
O mercado de trabalho para esses cursos é extenso como, por exemplo, o profissional Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua na gestão de unidades da saúde, como hospitais, creches, planos de saúde, farmácias e clínicas: médicas, fisioterapia, dentistas. Podendo atuar também como consultor, analista, coordenador e pesquisador, em empresas da área da saúde. O profissional Tecnólogo em processos gerenciais tem oportunidade diante da grande demanda do mercado por profissionais com qualificação específica para a Gestão de Empreendedora e Sustentável de organizações de pequeno e médio porte para Rio Verde e Região. Além destes dois cursos existem várias outras opções de cursos de menor duração que ajuda os acadêmicos a entrar no mercado de trabalho com menos tempo de curso.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010