8 de maio de 2010

A importância das mídias sociais

Por Ludmila Martins


Os pesquisadores interessados em mídias sociais, com qualquer tendência política, concordariam que a impressa pode exercer grande influência na vida das pessoas. Acredita-se que essas mídias são capazes de transformar as atitudes e os comportamentos dos indivíduos como eleitores ou consumidores. Na década de 1950, o pesquisador Moscovici apresentou resultados em sua pesquisa, na qual procurou compreender de que forma a psicanálise adquiriu nova significação para os grupos sociais através de sua divulgação por meios de comunicação. De acordo com Moscovici, a teoria científica complexa, ao ser difundida em determinada cultura, se transforma ao mesmo tempo em que modifica o meio social e a visão que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem.
No dia 20 de abril, muitas pessoas tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre mídias sociais. O SENAC promoveu uma “Teleconferência sobre Mídias Sociais” onde Victor Guerra, Diretor da Agência Idéia S/A, explicou a importância das mídias sociais na vida das pessoas. Para ele as mídias são meios de informações, instrumentos que criamos para as redes sociais, ou seja, ferramentas de tecnologia para achar conteúdos. Também participou da Teleconferência Gustavo Gindre, Coletivo Intervozes- Comitê, onde enfatizou a importância das ferramentas de mídia como: Twitter, Blog, Facebook e Orkut entre outros meios de comunicação. Segundo ele as empresas que utilizam de ferramentas de informação são bem mais vista através da mídia, pois ficam mais próximo do usuário.
Para o acadêmico do 1º de Jornalismo, Luiz Henrique Pereira, que assistiu a palestra diz“A ferramenta apresenta a interação social, a partir do compartilhamento de produção de conteúdos novos”. Como tudo, depende de uso é necessário entender qual a finalidade da rede se para fins educacionais, institucional, informação ou mesmo propaganda para melhoria das empresas. Letícia Katrinne, estudante do 1º período de Jornalismo, que também assistiu a teleconferência afirma “As mídias sociais oferecem transformações que são muito importantes na vida das pessoas, é uma ferramenta de tecnologia”. Hoje em dia as pessoas anseiam por tecnologia e inovação, a partir daí é que começam a buscar e trocar informação e tudo isso depende do uso.

Fonte: SESC SENAC

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010