7 de abril de 2010

Rio Verde participa de projeto mundial em promoção à saúde

Por Hadassa Ester

2010 é o ano mundial da Urbanização e Saúde, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em cada ano, a OMS busca incitar a consciência da população mundial sobre temas relacionados com a saúde mundial. Este ano foi escolhido o tema “Urbanização e saúde”.
No dia 07 de abril, dia em que a OMS foi criada no ano de 1948, se comemora o Dia Mundial da Saúde e nesta data será lançada a campanha de conscientização ao tema deste ano, com o título “1000 cidades, 1000 vidas”. Segundo a OMS, o tema demonstra a vontade de reconhecer os efeitos que a urbanização provoca sobre a saúde coletiva. Dessa forma, durante a semana de 7 a 11 de abril de 2010, a Organização convida as cidades a disponibilizarem espaços para atividades de saúde. Eventos serão organizados em todo o mundo para promoverem o tema que foi escolhido.Os objetivos gerais da campanha, de acordo com a OMS, são, principalmente, fazer das mil cidades espaços públicos para a saúde com campanhas de limpeza, reuniões da cidade, atividades no parque ou fechar ruas ao trânsito de automóveis. Além disso, querem conseguir mil defensores da saúde urbana, que através de seus esforços, realizem ações de impacto consideráveis na saúde de suas cidades.

Rio Verde é uma destas cidades que aderiram ao projeto de promoção à saúde. Por isto, neste domingo, dia 11 de abril, data em que se comemora o dia Nacional da Promoção da Qualidade de Vida, a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, com o apoio do departamento de Eventos, promove uma caminhada e alongamento, que terminarão com um café da manhã com frutas e sorteio de brindes.

O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos e a boa alimentação como alternativas importantes para melhoria da qualidade de vida. A caminhada sairá do Quarteirão da Saúde (Av. Goiânia), às 7h30, no domingo, 11 , e percorrerá um trajeto que vai até a Prefeitura de Rio Verde, onde o evento será finalizado com o café da manhã.

Haverá distribuição de camisetas, bonés, entre outros brindes para os primeiros que chegarem ao evento.
Estão coordenando o evento, que é aberto ao público, as coordenadoras Edna Márcia Cordeiro (Atenção Básica de Saúde) e Elza da Costa Nevesdia (Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Esta data é apontada como o momento de realização de manifestações que destaquem aspectos da promoção da qualidade de vida nas cidades, entre eles, o acesso a espaços de lazer, a melhoria da mobilidade urbana, o cuidado com o meio ambiente e a segurança no trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010