6 de abril de 2010

ALIENAÇÃO DAS PESSOAS PELA MÍDIA


Por Paula Santana



Alienação: perda da capacidade dos indivíduos de pensar e agir por si próprio, anulação do espírito. As coisas são humanizadas e os humanos coisificados.




Muitas vezes nem paramos para pensar sobre o significado da mídia em nossas vidas, mas se analisarmos um pouco, veremos que ela influencia em quase todos os campos da vida.
Depois da Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra em mais ou menos 1760 a 1850, o mundo pôde experimentar uma enorme evolução tecnológica que a partir daí trouxe o capitalismo que conhecemos hoje. Com o capitalismo, tudo mudou, as indústrias cresceram, as cidades encheram, a economia se desenvolveu, a mentalidade das pessoas mudou. Houve inúmeros aspectos positivos, porém, de outro lado, pode-se ver um capitalismo selvagem, uma corrida pelo poder, uma imensa injustiça social, exploração pelo trabalho e o consumismo exagerado das pessoas em que tudo se torna descartável. Partindo da questão do consumismo e do “tudo descartável” é que podemos falar sobre a alienação das pessoas pela mídia.
A mídia dita tudo, conceitos, moda, cultura, modo de vida, assuntos, padrão de beleza, idéias, pessoas. Todos os dias aparecem instrumentos tecnológicos melhores, novo estilo de roupa, novas tendências e outros. Com isso, consideramos aquilo que usávamos como ruim e velho e já nos apoderamos dos lançamentos, tornado assim, as coisas descartáveis. Vivemos como se fôssemos dependentes dos meios de informação para viver. Quem sai do padrão imposto por ela e pelos detentores do poder é considerado estranho, louco, diferente. Isso já está tão arraigado nas pessoas e elas acabam nem tendo consciência disso. A alienação nos é passada pelos meios de comunicação de massa que nos dão informações (subliminares ou não) em que, ao recebê-las ficamos alienados por eles. A igreja, a escola, a família e demais instituições sociais nos transmitem a todo momento mensagens novas que somos obrigados a acreditar como verdade.
Penso que as pessoas precisam pensar mais, questionar mais. Na verdade, é muito cômodo para nós receber tudo pronto, sem se mover com nada. Para mim, este é um mal crônico que a sociedade enfrenta. Por esses motivos, é que políticos tanto roubam, pessoas são enganadas, jovens ficam anorexas, mulheres deformam o corpo, a busca infinita pela perfeição e é por isso que existe tanta gente ignorante e que é passada para trás.

14 comentários:

Anônimo disse...

Povoar o coração de coisas, amá-las mais que as pessoas, absolutizá-las, por efêmeras que sejam: esse é o desejo da Grande Máquina,que enriquece à custa dos incautos, de nós, que nos deixamos bitolar pela publicidade e corremos atrás de seus anúncios, tão luminosos, quão falsos!

31 de outubro de 2011 às 11:06
Anônimo disse...

POOOORRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA ESTE TEXTO ME AJUDOUUUU MUTCHO NO TRABALHO !!!!!!!!!!!!!!!

12 de março de 2012 às 14:10
marina matos disse...

obrigado por esse texto, serviu como texto de apoio para meu artigo de opinião...

13 de março de 2012 às 05:56
Anônimo disse...

é muito importante para nos abrir a mente e nos deixar mais alerta sobre quem é um dos nossos inimigos o qual quer apenas nos aprionar e nos tornar seus fantoches.

14 de maio de 2012 às 06:50
Anônimo disse...

knslcknavm´dç,vçldçv;dlvn

20 de maio de 2012 às 16:04
Rodolfo disse...

PArabens, otimos texto. A alienação realmente é o mal da sociedade atual.

21 de setembro de 2012 às 18:04
Anônimo disse...

O texto é muito bom mesmo.Somos aprisionados e manipulados como fantoches pelas pessoas que detém o poder e pela mídia que trabalha a favor deles, e muitas pessoas não conseguem ver isso.

7 de outubro de 2012 às 11:17
Unknown disse...

Falou tudo

1 de fevereiro de 2013 às 09:10
Patrícia Mendonça disse...

Ótimo texto! Realmente alienação é um assunto muito importante e que deve ser tratado com mais intensidade, infelizmente não é o que vemos, por ser um assunto onde a mídia e os maiores meios de divulgação saem em desvantagens. Seria como "revelar sua malfeitoria". E é por isso que textos, pensamentos, divulgações como essa se torna ainda mais importante! Parabéns pelo post.

14 de abril de 2013 às 20:23
Unknown disse...

Excelente texto! Consegue transmitir exatamente oque eu penso!

28 de abril de 2017 às 05:43
Unknown disse...

Grande verdade! E realmente, o normal de nossas vidas, soa nos dias atuais como algo absurdo, loucura.
Precisamos ter um olhar crítico e não aceitar tudo de nos é imposto.

9 de novembro de 2017 às 07:51
Gu "O Vigilante" disse...

realmente artigo muito bom,isso reflete o que hoje vivemos,eu particularmente também vivo,parece que vivo no mundo diferente de diversas pessoas,pelo fato de questionar,de ter senso critico,de estar sempre em busca de fundo de respostas,e não engolir tudo este mundo,sistema,etc etc despeja todos dias e que quer que sejamos apenas meras marionetes cheia de rótulos,estampas e isso esta acabando com tudo,vemos que alienação, e desenvolvida e utilizada dentro dos mais diversos meios e mecanismos,como instrumentos de controle.

2 de março de 2018 às 10:19
Anônimo disse...

EU TER DEPRESSO

25 de setembro de 2018 às 19:12
Anônimo disse...

INTERESSANTE, POIS CARACTERIZA A CARACTERIZAÇÃO DOS CARACTERIZADOS PELOS CARACTERES NO CARACTERIZACIONALISMO. OBRIGADO A TODOS.

11 de maio de 2020 às 07:03

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010