30 de abril de 2010

O descaso com a cultura e a educação

Por Paula Santana

Nada é mais óbvio que dizer que educação e cultura andam juntas. Uma é atrelada à outra. A educação ensina, explica, abre espaço, modifica o mundo. A cultura dá luz à vida, ao subjetivo, ao real e não real e, é claro quebra barreiras e nos torna livres. Como diz o escritor Alcione Araújo “(...) cérebro e coração, razão e emoção, corpo e espírito, objetivo e subjetivo, educação e cultura – mais que inseparáveis, são dualidades constitutivas de cada ser singular (...)”.

Infelizmente, o Brasil mostra dados de um país que não vivencia cultura e que a educação envolve poucos brasileiros. Dos 190 milhões de brasileiros, apenas 55 milhões estão na área da educação – estudantes e professores do ensino fundamental ao doutorado. E, outro dado assustador: a tiragem média de um romance é de 3mil exemplares; a ocupação média dos teatros é de 18%; gravadoras estão em crise e a média de espectadores de filme nacional de 250 mil, caiu para 180 mil.

Realmente, não dá para entender por que nosso país é assim. Sabemos que as causas desse problema têm raízes históricas, sociais, sem esquecer a indústria cultural, que, juntamente com a cultura de massa, destrói valores que antes eram essenciais à sociedade e à vida humana.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010