28 de abril de 2010

Na mira da leitura


Por Costa Filho//




Ao vir ao mundo já começamos a sofrer com a formulação das palavras incompletas em nosso cérebro falado pelos pais, amigos e demais familiares achando que com isso influem carinhosamente a aquela indefesa criança. Naquele primeiro contato com as palavras a criança que ainda é recém-nascido, já começa a gravar palavras com a fonética errada como: tem em lugar de trem, tasa no lugar de casa e nós achamos bonitos e até nos dirigimos a eles repetindo e reforçando o erro.
Quando estamos na fase escolar, ler algo é muito difícil, pois estamos na fase de aprender a lidar com a nossa língua de maneira a assimilar conceitos de como se emprega o “s”, “j”, “g” e por aí a fora. Livros que lemos é apenas para fazer trabalhos e com o recurso da internet e com o famoso recurso de COPIAR e COLAR as informações, não se lê mais nada mesmo. Passamos toda a nossa vida lutando para não ler nada e com isso nossa escrita fica sensivelmente prejudicada.
Ignorando todas as regras gramaticais, e formas da escrita, seguimos nosso caminho educacional. Escrevemos “Nois vai”, “Omem” ,“Onte” sem a menor cerimônia ou receio de que isso pode estar me levando a um caminho sem volta.
Chegou o grande dia de escolher uma faculdade a seguir, mas em sua maioria, candidatos ao vestibular saem desesperados à procura de algum mágico da língua portuguesa para que em algumas aulas, seja passados temas, formas e demais atribuições para se fazer uma boa redação.
Se aquele propenso aluno de algum curso superior não leu Machado de Assis alguma de suas obras como, por exemplo: Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, José de Alencar com obras, Iracema, O Guarani e por ai a fora. Se não tem o hábito de ler revista, jornais mesmo que seja notícias e fato já passado para fazer sua educação da leitura em conseqüência disso ficará impossível aprender tudo isso num “estalo” ficando a mercê da sorte de quem esta corrigindo sua redação.
Se não ficar com preguiça de ler este pequeno artigo, comece a rever seu posicionamento tirando um momento da vida agitada em que vivemos para fazer uma viagem pelo mundo da leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010