1 de abril de 2010

Iniciação Científica: o que é?


Em comprimido ou em gota?

Ao contrário do que muitos pensam (e quando digo muitos eu realmente quero dizer muitos), Iniciação Científica não é um ser do além que tem o propósito de tirar a paz de pobres e indefesos acadêmicos.

Por Muriele Silva

Conforme explicou a responsável pela Iniciação Científica de Comunicação Social da Faculdade Objetivo, Márcia Raduan, a atividade nada mais é que um instrumento que permite aos estudantes de graduação o contato direto com a atividade científica. “O intuito é estimular o desenvolvimento intelectual do aluno a partir do conhecimento, possibilitando a ele a maior compreensão do contexto histórico-cultural, e permitindo que ele seja agente transformador da sociedade”, disse.


Regina Reis de Souza, acadêmica do quinto período de Jornalismo, não sabia nem do que se tratava Iniciação Científica quando ouviu o termo pela primeira vez e, após entender a respeito, se interessou pelo assunto. Mas algo em especial chamou sua atenção. Uma cena comum, porém preocupante, fez com que ela refletisse a respeito da questão social. “Eu me interessei a partir do dia que atentei para algo: mendigos”, disse. “Como eles se comunicam, como vivem, como se comportam?”, Regina se perguntou. “Por assistir àquela cena que me chocava muito, resolvi entrar na Iniciação”, lembra.


Segundo ela, a pesquisa científica mudou sua forma de pensar. Não mais vê os mendigos como marginalizados. Aprendeu, por exemplo, que nos EUA eles possuem computadores portáteis e usam a internet. Regina garante que os moradores de rua estão nessa situação por algum motivo social, por situações adversas, e não por uma questão de escolha. “Nós vivemos em um mundo capitalista e eu me julgava melhor do que eles, porque a sociedade os rotula dessa forma. Hoje vejo que não, que a única diferença é a oportunidade que temos e eles não têm”, afirma.


Regina confessa que decidiu participar da Iniciação Científica devido às horas de Atividades Complementares que a pesquisa proporcionava. Mas, a partir do momento que começou a executar o trabalho, apurou os fatos e sentiu a extrema necessidade de finalizá-lo. “É necessário ir até o fim para se avaliar o que foi feito”, disse. Segundo ela, a participação colaborou, e muito, para sua área específica de formação. “O jornalista é cientista, busca coisas que agreguem valor à sociedade”, concluiu.


O aluno interessado em aderir à Iniciação precisa estar regularmente matriculado nos cursos de Comunicação Social da Faculdade Objetivo, além de ser selecionado pelo orientador. O processo de seleção se dá por edital, que estabelece os critérios necessários para a inscrição.

1 comentários:

naira disse...

Eu faço e é muito bom... mas da bastante trabalho

5 de abril de 2010 às 17:53

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010