22 de março de 2010

Acadêmico, uma batalha para formação

Lísia Alves Silva- Bióloga UNIC


“Tive muitas dificuldades para consegui formar, é muito difícil associar trabalho e faculdade” Lísia Alves


Por Ludmila Martins

Muitos acadêmicos enfrentam dificuldades para unir trabalho e faculdade. Hoje para conseguir uma formação, precisam trabalhar. É o que diz Lísia Alves Silva, Bióloga formada na Universidade de Ciências Biológica Cuiabá UNIC “Tive muitas dificuldades para conseguir formar, é muito difícil associar trabalho e faculdade, para conseguir alguma coisa é preciso batalhar e correr atrás dos objetivos” A faculdade é uma ponte que liga conhecimentos. Sempre fica a dúvida entre estudar ou trabalhar. Logo precisa saber também em que área vai estudar e se formar. Uma pesquisa realizada pela FUVEST-Fundação Universitária para o Vestibular diz que as pessoas que trabalham e estudam no turno noturno tem menor chance em aprovações em relação aos que estudam de manhã e não trabalham. As pessoas que trabalham durante o dia, geralmente, quando chega a noite estão cansadas do trabalho, dos problemas, dos stress, dentre outros. Já quem não trabalha têm mas tempo para estudar. O esfoço muita das vezes ajuda, mais o que vale mesmo é o grau de conhecimentos que cada candidato trás em sua bagagem.

Os estudantes trabalhadores precisam fazer muitas "acrobacias". Lidar com a batalha de ter que trabalhar e estudar ao mesmo tempo e ter o estilo de vida mudado. Como manter o material escolar organizado em lugar fácil de ser encontrado, fazer anotações dos compromissos escolares, fazer as anotações durante as aulas, deixe sempre claro para as pessoas que você trabalha e tem um calendário a cumprir. Seja realista talvez realmente não exista tempo suficiente para fazer tudo.

Muitos universitários enfrentam as dificuldades de trabalhar em uma área e a formação ser outra bem diferente. Como a bióloga Lísia Alves acrescenta “O que todo universitário espera é formar e trabalhar na área, porém sempre dei aula, mas atualmente trabalho com recepcionista em uma Unidade de Saúde”. O caso da acadêmica Juliana Brito já é diferente ela trabalha na area de sua formação, ela esta no 1º período de Processos Gerenciais e diz “ Trabalho na área Admistrativa por aptidão, gosto muito e tenho muitos interesses tecnológicos na área de aplicação dos conhecimentos”. Gabriela de Oliveira Barros, acadêmica, 3º Agronomia- FESURV diz como é o seu curso "O curso procura transmitir conhecimentos e tecnológia sustentável, mas infelizmente não oferece tempo para trabalhar, somente quando surgir estágio” O papel da faculdade é transmitir os conhecimentos através das informações e fazer os acadêmicos desenvolverem isso na prática.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010