19 de março de 2010

Juventude é maior vítima da violência

Por Hadassa Ester


Ninguém mais está seguro. A cada dia que passa, a violência aumenta nas ruas, nas casas, nas escolas e no trabalho. Entre suas causas estão a exclusão social, as drogas e a precária assistência às necessidades básicas, como saúde, educação e lazer. A conseqüência deste problema resulta em mortes, assaltos e diversos tipos de brutalidade.
O grupo mais atingido e também mais envolvido no crime é o dos jovens, principalmente os de classes sociais mais baixas e com pouca escolaridade.
Um levantamento realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e com o Observatório de Favelas indica que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.
O estudo também apresenta, pela primeira vez, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) no Brasil, que mede a probabilidade de um adolescente ser assassinado.
O município Rio Verde ocupa o 5º lugar do Estado de Goiás com o maior índice de homicídios na adolescência.
O valor médio do IHA brasileiro é de 2,03 - ou seja, de cada 1 mil adolescentes, 2,03 serão vítimas de homicídio antes de completar os 19 anos.
A probabilidade de que um negro seja assassinado é duas vezes maior do que um branco, de acordo com o levantamento. Em Rio Verde foi constatada a maior diferença, onde a chance de um adolescente negro ser morto é 40 vezes maior.
Para promover a paz e inibir a participação da juventude na criminalidade é preciso reinseri-los na sociedade através de maiores oportunidades de emprego, mais qualidade na educação e participação em atividades, como as esportivas e culturais.
Minimizar a desigualdade social através de políticas de governo que invistam na melhoria das condições de assistência e na educação é essencial para incluir o jovem no mercado de trabalho e contribui para o seu crescimento pessoal, social e profissional, formando um cidadão responsável e longe da marginalidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010