Época das incertezas: “O que quero ser quando crescer”?
Por Paula SantanaUm dos maiores desafios de estudantes que estão terminando o ensino médio, é qual o curso e faculdade cursar. Isso se torna ainda mais complicado, quando se trata de alunos muito jovens, a idade entre 16 a 20 anos.
Muitos fatores contribuem para essa indecisão, entre eles estão a ausência de universidade dentro da cidade, condições financeiras da família, a faculdade não oferecer cursos que agradam o aluno, a falta de maturidade para fazer a escolha e vários outros.
Existem ainda aquelas pessoas que começam um curso e logo desistem ou trocam de curso diversas vezes. Essas situações são mais comuns do que se imagina no âmbito acadêmico. De acordo com dados de 2006 do MEC, cerca de 21,7% dos alunos evadiram do sistema de educação superior por desistência, abandono ou trancamento de matrícula. Os motivos podem ser diversos, mas a falta de identificação com o curso escolhido é uma das justificativas mais apontadas pela desistência da área selecionada.
Gustavo Santana de Oliveira, 16 anos, está no 3° ano do ensino médio. Ele pensa em cursar Engenharia por gostar muito de desenhos, porém detesta matemática e, esse é o principal motivo que já o faz pensar em desistir do curso. “Gosto muito de português, mas não tenho vontade de fazer nada ligado a Direito, Letras ou mesmo Jornalismo”. Agora Gustavo está estudando para prestar o ENEM, pois ele sabe que, obtendo uma boa nota, tem uma variedade de cursos e faculdades para escolher.
Para a coordenadora de seleção do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), a psicóloga Natália Caroline, uma das razões pela escolha errada são as pressões pós-conclusão do Ensino Médio. "O jovem é pressionado no último ano do Ensino Médio tanto pelos pais quanto pelas escolas para decidirem sua futura profissão e já iniciar uma faculdade no ano seguinte. Nem todos possuem maturidade para tal decisão e, por isso, o número de candidatos com faculdades trancadas aumentou bastante nos últimos anos. Nesses casos, avaliamos os motivos pela escolha do curso atual e verificamos se esta opção também foi feita por imaturidade".
Não se pode deixar de destacar também, os que visam apenas o retorno financeiro. Muitos fazem o curso sem pensar na sua satisfação profissional. Isso pode acarretar sérios problemas no futuro, pois, a pessoa pode se tornar um mal profissional e, consequentemente ser mal remunerado.
Muitos fatores contribuem para essa indecisão, entre eles estão a ausência de universidade dentro da cidade, condições financeiras da família, a faculdade não oferecer cursos que agradam o aluno, a falta de maturidade para fazer a escolha e vários outros.
Existem ainda aquelas pessoas que começam um curso e logo desistem ou trocam de curso diversas vezes. Essas situações são mais comuns do que se imagina no âmbito acadêmico. De acordo com dados de 2006 do MEC, cerca de 21,7% dos alunos evadiram do sistema de educação superior por desistência, abandono ou trancamento de matrícula. Os motivos podem ser diversos, mas a falta de identificação com o curso escolhido é uma das justificativas mais apontadas pela desistência da área selecionada.
Gustavo Santana de Oliveira, 16 anos, está no 3° ano do ensino médio. Ele pensa em cursar Engenharia por gostar muito de desenhos, porém detesta matemática e, esse é o principal motivo que já o faz pensar em desistir do curso. “Gosto muito de português, mas não tenho vontade de fazer nada ligado a Direito, Letras ou mesmo Jornalismo”. Agora Gustavo está estudando para prestar o ENEM, pois ele sabe que, obtendo uma boa nota, tem uma variedade de cursos e faculdades para escolher.
Para a coordenadora de seleção do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), a psicóloga Natália Caroline, uma das razões pela escolha errada são as pressões pós-conclusão do Ensino Médio. "O jovem é pressionado no último ano do Ensino Médio tanto pelos pais quanto pelas escolas para decidirem sua futura profissão e já iniciar uma faculdade no ano seguinte. Nem todos possuem maturidade para tal decisão e, por isso, o número de candidatos com faculdades trancadas aumentou bastante nos últimos anos. Nesses casos, avaliamos os motivos pela escolha do curso atual e verificamos se esta opção também foi feita por imaturidade".
Não se pode deixar de destacar também, os que visam apenas o retorno financeiro. Muitos fazem o curso sem pensar na sua satisfação profissional. Isso pode acarretar sérios problemas no futuro, pois, a pessoa pode se tornar um mal profissional e, consequentemente ser mal remunerado.
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