13 de maio de 2010

Uma “teleanálise” da violência

Por Hadassa Ester//

A violência como rompimento da ordem social é rejeitada pelos telespectadores. Estudos comprovam que quando mostrada em situações familiares, as pessoas sentem-se confusas e agredidas. Quando a violência se refere a algo que envolva todo o país, só é digerida se neutralizada pelos esquemas de manutenção da lei e da ordem. O problema passa na medida em que no final ele é controlado pela polícia, pela lei e pela instituição.
Ao reproduzir a violência, então, a TV recorre a filmes policiais, além dos desenhos animados. De acordo com o sociólogo Goodlad, os motivos de revolta podem ser tratados nesse tipo de filmes sem que o telespectador se envolva emocionalmente na representação das situações violentas.
Para o sociólogo Pokop, brutalidade e violência são resultados da supressão da reflexão sobre os fatos e da falta de engajamento do receptor nesses acontecimentos transmitidos. "Eliminar a reflexão e estimular o telespectador a ter uma participação mais "técnico - esportiva" contribui para incentivá-lo a participar de histórias violentas e brutais como se ele estivesse assistindo uma briga de galos".
O evento só vai interessar se ele tiver que torcer para um dos lados, já que rejeita formas de rebelião da ordem social, mesmo que aceite as demonstrações de violência em filmes.
De acordo com ele, a violência é valorizada porque confirma a repressão ao desejo de felicidade. No sadismo de tv tem-se um estranho prazer em ver a condenação daquele que queria transgredir a normas sociais. A violência associada ao castigo, à punição e à dor física contra a liberação plena dos desejos de quem todo os dias vive se privando e abrindo mão de suas vontades é o escape e reconforta e tranquiliza, passando a noção de que ninguém sofre sozinho.
Segundo o jornal The Guardian, as causas principais da agressão juvenil seriam a incultura, a miséria, a injustiça social e a desigualdade. "Não é a televisão que fabrica indolentes e violentos. São a violência e a indolência que causam o mal-estar".

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010