21 de abril de 2010

Mexer em espinha pode gerar problema de visão

Por Muriele Silva
Exatamente, caros internautas! As espinhas, que tanto nos incomodam e às vezes nos fazem perder um evento imperdível (tá legal, eu fui redundante e contraditória), não só têm a função de deixar nossa aparência deplorável, como também podem prejudicar nossa saúde.
Não resistir ao aperto daquele pontinho branco inflamado pode ter como conseqüência sérios problemas de visão. Unha suja em contato com a espinha é capaz de resultar em celulite orbitária, uma inflamação do tecido em volta do olho.
A evolução de um diagnóstico de celulite orbitária é tão grave que diante da sua presença confirmada, o médico determina internação imediata com tratamento à base de antibióticos e antivirais, quando a origem for viral. Os casos que evoluem para o comprometimento neurológico e perda de visão são raros, mas acontecem se o paciente não for tratado.
Inchaço palpebral, vermelhidão, dor ocular, olho saltado, dificuldades para abrir e movimentar os olhos, perda parcial ou total da visão com comprometimento do nervo ocular são sinais de celulite orbitária que incomodam demais seus portadores. Quando os sinais se manifestam é preciso procurar atendimento médico, pois o ritmo de evolução da doença vai depender do comportamento da bactéria ou do vírus que a causou e às vezes é rápido.
O tratamento é feito durante sete a 14 dias. Hemograma e um exame de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética são solicitados freqüentemente, uma vez que indicarão a presença e a extensão exata do quadro infeccioso provocado pela celulite orbitária.
Portanto, vai a dica: deixe suas espinhas em paz ou elas vão te tirar o sono!
*As informações médicas são do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010