23 de abril de 2010

Mentalidade Universitária


Por Ludmila Martins



São várias as perguntas que muitas pessoas ainda não sabem responder em relação à mente universitária. A psicologia hoje se refere ao quadro mental de uma pessoa para expressar sua mentalidade analítica e especialista de uma maneira ampla, que todo homem vive na dependência de valores culturais, ou seja, a cultura em si está relacionada à família, seja ela em aspectos positivos ou negativos.
Situado no quadro de referências e a partir de seus valores, que o universitário enfrenta a vida e reage às suas vicissitudes. O quadro mental infantil, adolescente ou adulto, amadurecido transforma a partir de sua mente universitária.
A mentalidade universitária parte do significado de que o homem que passa pela experiência universitária deve levar para a vida a marca indelével dessa qualificação. Thaize Campideli, 8º período, Publicidade e Propaganda - Faculdade Objetivo, explica que em relação à mente universitária passamos por algumas etapas: 1º, a descoberta de um novo ciclo; 2º, a dúvida se a escolha de ingressar na faculdade é certa ou errada, 3º, é quando temos uma certeza do que realmente queremos 4º, planejamento do futuro. “Após acumular as experiências, podemos nortear o caminho a ser seguido”. Patrícia Maildes da Silva, 1º período, Faculdade Objetivo diz :“Acredito que a mentalidade universitária é separada em duas fases, sendo a primeira quando a pessoa entra na faculdade entusiasmada, a segunda quando ela está determinada e certa de que tem muito a aprender” . A mente universitária tem como objetivo fazer com que as pessoas saiam da faculdade com ideias mais amplas e diversificadas.
O universitário que não reflete, que não toma posse pessoal dos conhecimentos que recebe, acaba por se tornar um depósito de idéias muitas vezes sem conexão, como um arquivo desorganizado. A reflexão exige do universitário uma atitude interior de “sujeito” diante dos objetivos das verdades que propõe. Exige dele certa bagagem de conhecimento e é o que muda a mente universitária, para Thaize Campideli “Principalmente no comportamento, amadureci demais, já que em teoria a universidade tende a oferecer conhecimento necessário para o ingresso no mercado de trabalho”. E Patrícia Maildes da Silva ressalta “A universidade muda a vida das pessoas, ser universitário é abrir-se para um novo conhecimento, ambiente de pesquisa e descoberta”
A partir da sua mentalidade que o estudante fundamenta a sua própria segurança interior. Só assim que se consegue ser homem, homem maduro, seguro de si, sabendo o que quer e querendo o que sabe. Capaz de pensar e agir como sujeito de si mesmo, capaz de se defrontar como o mundo, capaz de – como pessoa encarar– a Deus.
*fonte Enzo Campos Gusso

1 comentários:

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DA MATÉRIA...
É INTERESSANTE SABE SOBRE A MENTE UNIVERSITÁRIA, POIS MUDAMOS NOSSA MENTE DEPOIS QUE IGRESSAMOS NA FACULDADE!!

24 de abril de 2010 às 04:24

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Universidade é o ambiente que colabora para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis na sociedade. Os estudos enriquecem cultural e intelectualmente, expandindo conhecimento e torna-nos mais abertos a novas idéias e discussões. Bem-vindos ao mundo acadêmico!

Seguidores

 
Jovens com Objetivo | by TNB ©2010